Ministério da Saúde vai liberar R$ 1,6 milhão para hospital da Baixada Fluminense

06/01/2006 - 10h54

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio – O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, José Gomes Temporão, assinou hoje (6) dois convênios com a prefeitura de Belford Roxo, município localizado na Baixada Fluminense. O acordo prevê a liberação, pelo o ministério, de R$ 1,6 milhão para aquisição de equipamentos e de uma Unidade Móvel de Saúde para o Hospital Municipal Jorge Júlio dos Santos, qua atualmente está fechado para reformas.

"Com a reabertura do hospital, prevista para o primeiro semestre deste ano, serão criadas condições para que os habitantes do município recebam atendimento de qualidade próximo às suas casas", avaliou Temporão, acrescentando que a unidade terá 50 leitos e capacidade de realizar 24 mil atendimentos por mês.

A Baixada Fluminense sofre com problemas no sistema de saúde: são apenas dois hospitais públicos de referência para casos emergenciais para atender a mais de 3,5 milhões de pessoas nos 13 municípios que compõem a região. Segundo o secretário, isso acaba por sobrecarregar as unidades hospitalares, fazendo com que a população tenha que se deslocar para outras cidades em busca de atendimento médico.

Em Nova Iguaçu, por exemplo, o Hospital da Posse, o maior da Baixada Fluminense, está com sua capacidade de atendimento esgotada. Só na emergência, quase 600 pacientes são atendidos diariamente. Segundo a secretaria de Saúde de Nova Iguaçu, 60% desses pacientes são de outros municípios.