Aumenta nota média de estudantes que fizeram o Enem e foram pré-selecionados para o ProUni

06/01/2006 - 13h54

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A nota média dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e foram pré-selecionados para o Programa Universidade para Todos (ProUni) aumentou. Foram 67 pontos em 2005 contra 61 em 2004. O dado foi divulgado hoje (6) pelo Ministério da Educação (MEC).

A média de 67 pontos dos alunos que estudaram em escolas públicas foi maior do que a dos estudantes de escolas privadas, que ficou em 52. Fazer a prova do Enem é um dos critérios para que estudantes de baixa renda possam se inscrever no ProUni e concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas.

Mais de 1 milhão de alunos que fizeram o Enem tiveram desempenho suficiente para se candidatar ao ProUni. "Isso mostra que esses jovens têm mérito, têm capacidade, têm inteligência, mas não tinham oportunidades e o programa está gerando oportunidades", observou o ministro interino da Educação, Jairo Jorge.

Dos 20 primeiros colocados no Enem que foram pré-selecionados para o ProUni, 14 vão cursar medicina. Outros cursos procurados por esses estudantes são ciência da computação, direito e engenharia elétrica.

A estudante Ana Carolina Gaudard de 18 anos foi a primeira colocada geral no exame com nota 97,6. Filha de uma professora primária e um representante de vendas, Ana Carolina, que mora no Rio de Janeiro, vai cursar medicina com bolsa integral do ProUni. "O ProUni deu uma oportunidade sem igual a muitas pessoas que não tinham condições de cursar o ensino superior, de seguir a carreira que queriam", disse Ana Carolina.

A maior nota para as vagas de cotistas no ProUni é de um estudante do Maranhão, que fez 95 pontos e vai estudar medicina. Se fosse pagar pelo curso, ele teria um gasto de R$ 200 mil ao longo de seis anos. A média geral de nota dos cotistas no Enem foi de 64 pontos.