Rio terá mais cinco escolas técnicas até o fim do ano, informa MEC

05/01/2006 - 15h21

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio – Até o fim do ano, o estado do Rio de Janeiro deve ganhar cinco novas escolas técnicas federais. Amanhã (6) será assinado o convênio para a criação de uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (Cefeteq) no município de São Gonçalo, região metropolitana do Rio. O acordo será firmado entre o Ministério da Educação (MEC) e a prefeitura da cidade.

Além de São Gonçalo, serão instaladas duas escolas técnicas na cidade do Rio, nos bairros de Maria da Graça e de Realengo; uma em Paracambi, na Baixada Fluminense; e uma quinta em Guarus, bairro carente do município de Campos, no norte do estado.

A criação das escolas técnicas no estado faz parte do programa de expansão da educação profissional do governo federal. Em todo o Brasil, segundo o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco, 25 unidades de ensino tecnológico devem ser criadas ainda no primeiro semestre deste ano e outras 15 até o fim do ano.

"O país está num processo de grande desenvolvimento econômico e, para ter um desenvolvimento econômico sustentável, é preciso que tenhamos mão-de-obra qualificada. Além disso, a empregabilidade para quem tem um curso desses é de quase 100%", disse o secretário.

A escola técnica de Guarus deve começar a funcionar no primeiro semestre. As demais estão previstas para iniciarem suas atividades até o fim do ano. O Rio de Janeiro já conta com nove escolas técnicas federais, sendo duas na capital, três na Baixada Fluminense e quatro no interior.