Ministro australiano diz que acordos na OMC dependem de acesso a mercado da União Européia

04/01/2006 - 17h27

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro de Negócios Estrangeiros da Austrália, Alexander Downer, afirmou hoje (4) que nenhum acordo será fechado, nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), enquanto a União Européia não apresentar uma melhor oferta de acesso a seu mercado agrícola.

"A União Européia, no interesse de um sistema justo de comércio internacional, deve estar preparada para oferecer mais em acesso a mercado para produtos agrícolas. Continuaremos a lutar por isso nos próximos meses", afirmou.

Downer disse esperar que os líderes europeus compreendam que estão com uma "grande responsabilidade sobre seus ombros". Deles depende, segundo o ministro, a construção de um sistema melhor e mais justo de comércio. "Não um sistema de comércio construído para os países ricos, mas um sistema de comércio construído para todos os países."

O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, esclareceu que o acesso a mercados é ponto chave na lógica atual das negociações. "Essa é questão que vai definir se teremos ou não um círculo virtuoso que levará a um resultado positivo. E isso depende fundamentalmente da União Européia", avaliou.

Amorim destacou, no entanto, que o interesse maior do Brasil não é acesso a mercado, mas o fim dos subsídios domésticos, concedidos pelos países desenvolvidos a seus produtores – prática que distorce os preços no mercado internacional e prejudica as exportações dos países em desenvolvimento.