Lula deve ir à África este ano e vai encontrar-se ainda este mês com Kirchner, Morales e Chávez

04/01/2006 - 21h27

Mylena Fiori
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou hoje que fará sua quinta viagem ao continente africano, no começo de fevereiro. Segundo o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, provavelmente Lula passará por Argélia, Etiópia (sede da União Africana), África do Sul, Quênia (sede de dois importantes órgãos da ONU, o Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA) e o Centro das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (Habitat). A viagem deve incluir um quinto país ainda não definido.

Ainda neste mês, o presidente Lula deverá encontrar-se com o recém eleito presidente boliviano, Evo Morales. A agenda de janeiro inclui encontro bilateral com o presidente Nestor Kirchner, que fará sua primeira visita "de estado" ao Brasil com o objetivo de consolidar e dar impulso concreto, segundo Celso Amorim, aos mais de 20 acordos firmados com o Brasil em Puerto Iguazú, no final de outubro.

Também em janeiro, está previsto encontro trilateral entre Lula, o presidente venezuelano Hugo Chávez e o argentino Nestor Kirchner. De acordo com o ministro de Relações Exteriores, a área de energia será o principal foco desta reunião, com ênfase no gasoduto de 8 mil quilômetros que ligaria os três países e abasteceria abastecer Brasil, Uruguai, Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Peru e Colômbia. Brasil, Argentina e Venezuela instituíram uma comissão para analisar a viabilidade do projeto durante a 29ª Reunião de Cúpula do Mercosul, realizada em Montevidéu, no Uruguai, no começo de dezembro passado.