Vendas de Natal são menores nos <i>shoppings</i> do Rio de Janeiro

01/01/2006 - 13h09

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio – As vendas nos shoppings fluminenses no período de 26 a 31 do mês passado tiveram aumento de 2%. O resultado, apesar de positivo, "não compensa as perdas do período natalino, que foram de 4,5%", analisou Gilberto Catran, diretor-executivo da Associação das Empresas Lojistas em Shoppings Centers do Estado do Rio de Janeiro (Aloserj).

O executivo informou que o ano de 2005 mostrará queda nas vendas da ordem de 8%, contra aumento entre 1% a 2% observado no ano passado. As principais variáveis que determinaram a retração das vendas do setor este ano foram, segundo Catran, "a perda do poder aquisitivo da classe média e a crise política, que inibiu os consumidores".

Gilberto Catran explicou que "a compra não é uma decisão somente econômica, mas por impulso; desde maio, quando começou a crise política com mais intensidade, diminuiu-se o ânimo do consumidor". Ao contrário do que se poderia pensar, Catran disse que os juros elevados não influenciaram muito o desempenho do setor lojista em shoppings centers fluminense porque, em geral, os juros incidem mais nas compras de produtos de maior valor, como eletrodomésticos da linha branca (geladeiras, fogões).

"A maior parte dos shoppings é formada por lojas de vestuário, acessórios e calçados, em que os juros não têm muito impacto", esclareceu. Para 2006, a expectativa da Aloserj é de "certo otimismo", afirmou Catran, principalmente na capital, devido ao afluxo de turistas. Também por ser um ano eleitoral, há possibilidade de mais dinheiro em circulação na economia, o que favorece as compras.