Diretor de Epidemiologia do Ministério da Saúde dá dicas para prevenção de doenças durante as férias

01/01/2006 - 14h16

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Verão, férias, viagens... O que deveria ser um momento de lazer e diversão pode se tornar um problema de saúde pública. O diretor de Epidemiologia do Ministério da Saúde, Expedito Luna, ressaltou, em entrevista à Rádio Nacional AM, que, antes de viajar, são necessários alguns cuidados.

Luna enumerou precauções importantes contra, por exemplo, a febre amarela. A doença, transmitida por mosquitos, é comum em alguns lugares das regiões Norte e Centro-Oeste, além de zonas rurais de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, São Paulo e Paraná. "Antes de fazer uma viagem ecológica para região de mata, é preciso tomar vacina contra a febre amarela com pelo menos dez dias de antecedência, para ficar imune", sintetizou.

A vacinação também previne contra o sarampo. Luna ressaltou que o Brasil não tem, há tempos, registros desse mal. "Fizemos um esforço muito grande, de forma que, faz cinco anos que não existe mais transmissão de sarampo no país. No entanto, quem viaja para fora do país pode contrair sarampo. Inclusive em países desenvolvidos, como Japão e Alemanha", justificou.

O diretor destacou, ainda, que em várias partes do país existem doenças pouco conhecidas – como o surto de doenças oculares no município de Araguatins (TO). "A suspeita é de que seja algo relacionado ao uso do rio para o banho. Então, quem viajar para a região deve evitar banhos de rio, por enquanto", comentou.

Expedito Luna destacou, ainda, que mais informações sobre este assunto estão disponíveis no site da Secretaria de Vigilância à Saúde (www.saude.gov.br/svs), do ministério.