Neste ano, instituto quer concluir avaliações sobre Projeto Presença, Prova Brasil e Enade

01/01/2006 - 13h14

Michèlle Canes
Da Agência Brasil

Brasília – A conclusão dos projetos de avaliação da educação, como o Projeto Presença, Prova Brasil e Enade, são prioridades em 2006 para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (Inep/MEC. Segundo o ministério, os resultados de 2005 serão base para os trabalhos do ano que vem.

De acordo com informações do MEC, os resultados do Prova Brasil – programa aplicado pela primeira vez neste ano em escolas urbanas com alunos entre a 4ª e 8ª séries – devem indicar quais são as melhorias a serem feitas no ensino público. Cerca de 5 milhões de alunos foram avaliados em 43 mil escolas entre os dias 16 e 30 de novembro de 2005. Nessa avaliação, o MEC pretende identificar as experiências positivas e as dificuldades de aprendizado.

Segundo o ministério, outra ação importante é concluir o ciclo do Exame Nacional de Avaliação e Desempenhos dos Estudantes (Enade). A partir disso, será possível diagnosticar como andam 53 áreas de conhecimento a partir do desempenho dos alunos. O Enade avaliou mais de 344,500 mil alunos que estavam iniciando e concluindo mais de 6 mil cursos de graduação em 20 áreas.

Além das avaliações, o MEC começou a fazer um cadastro com informações sobre quem são e onde estão alunos e professores do ensino básico. O ministério prevê que até o dia 27 de janeiro a primeira etapa do programa esteja concluída. A segunda etapa é a criação de um número de identificação social para alunos e professores. A terceira parte do processo é a realização de um censo escolar.