Poleto nega versão da revista e diz que estava bêbado quando conversou com jornalista

10/11/2005 - 17h59

Lílian de Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O economista e ex-assessor de Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto, Vladimir Poleto, disse que o jornalista Policarpo Júnior mentiu em todas as denúncias publicadas na revista Veja sobre um suposto esquema de remessa de dinheiro de Cuba para campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Poleto também disse que estaria bêbado na ocasião em que falou com o repórter.

"Eu falei para ele (Policarpo) que todas as informações eram inverídicas. Ele disse: ‘Vladimir, a matéria está pronta e vai sair. Você já está no olho do furacão’", disse Poleto. Segundo ele, o jornalista da revista gravou a entrevista por dez minutos durante um churrasco. "Entre uma cachaça e outra, eu não me lembro do que eu disse, se disse alguma coisa que confirme o que a revista divulgou, só o fiz porque estava bêbado", afirmou.

O economista disse na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos que levou três caixas de bebida de Brasília para Campinas em um avião Sêneca, conforme a revista afirmou. Segundo o ex-assessor de Antonio Palocci, a entrega ocorreu a pedido de ex-secretário de Fazenda da Prefeitura de Ribeirão Preto, Ralf Barquete (morto no ano passado), na primeira gestão de Palocci, de 1993 a 1996.

"Fui a um apartamento em Brasília a pedido do Ralf. E levei três caixas de bebida hermeticamente fechadas para Campinas. Em duas das caixas estava escrito Black Label e em outra, Red Label", contou Poleto, referindo-se a marcas de uísque.

Em depoimento à CPI dos Bingos pouco antes, o advogado Rogério Buratti confirmou a declaração que deu à revista. Ele disse ter ouvido do ex-secretário de Fazenda da Prefeitura de Ribeirão Preto, Ralf Barquete, que o governo cubano enviou dinheiro ao Brasil.

Buratti ressaltou que tudo o que sabe foi obtido por meio de conversa com Ralf Barquete. Ele afirmou ainda tomou conhecimento da versão de que o dinheiro teria vindo em um avião por meio da revista. "Barquete comentou em setembro do ano passado que o dinheiro veio de Cuba, mas não me deu detalhes sobre a operação", disse. "Eu entendi que o desfecho desses recursos tinham sido para a campanha de Lula".