Integrantes da CPI dos Bingos ouvem gravação de trechos da entrevista de Poleto

10/11/2005 - 19h26

Brasília, 10/11/2005 (Agência Brasil - ABr) - Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Bingos ouviram há pouco a gravação original de trechos da entrevista do economista Vladimir Poleto ao jornalista Policarpo Júnior, disponíveis no site da revista Veja.

Poleto, que é ex-assessor de Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto (SP), reafirmou em depoimento à CPI que foi coagido pelo jornalista e de que estaria bêbado quando fez as denúncias de um suposto esquema de remessa de dinheiro de Cuba para a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002. Mas na gravação, com voz firme, ele diz estar com a "consciência limpa de não ter participado de um crime". E acrescenta: "Jamais pegaria um avião com um milhão de dólares dentro".

O economista também conta, na gravação apresentada na CPI, que viajou de Brasília a São Paulo com três caixas de bebidas – uma de uísque Red Label, uma de uísque Black Label e outra do rum Havana Club.

De acordo com Poleto, ele recebeu uma garrafa de rum do ex-secretário de Fazenda da prefeitura de Ribeirão Preto, Ralf Barquete, que havia solicitado o envio das caixas de bebidas para São Paulo, em agradecimento pelo transporte.

Ainda na gravação, Poleto informou ter desembarcado no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), e que nunca mais viu as caixas. No depoimento na CPI, no entanto, ele afirmou que tentou descer em Viracopos mas não havia diesel no aeroporto para abastecer o avião, por isso acabou desembarcando em Amarais (SP).