José Alencar anuncia saída do PL

02/09/2005 - 23h17

Ana Paula Marra
Repórter da Agência Brasil

Brasília -- O vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, pediu hoje (2) sua desfiliação do Partido Liberal (PL). Ao sair deixar o Palácio do Planalto, Alencar afirmou que a principal razão de seu desligamento é a atual crise política. A decisão, segundo ele, já foi comunicada ao presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Eu nunca tive a intenção de deixar o partido, mas essa situação que vai se agravando, essa grave crise política nacional, isso tem me trazido grande contrariedade e desconforto", disse. Ele acrescentou que no momento não se filiou a nenhum partido. "Eu não estou me filiando a nenhum partido, eu estou apenas me desfiliando do PL", completou.

Questionado pela imprensa se o próprio Valdemar seria um dos motivos de seu deligamento, ele respondeu: Quando eu me ingressei no partido, o Valdemar já era o presidente do PL, então, eu não tenho nenhuma razão para contestar a presidência dele".

O vice-presidente também ressaltou que a decisão do PL de realizar uma convenção em outubro próximo com o propósito de reavaliar a relação com o governo Lula também foi uma das razões para ele deixar o partido. "Se o partido amanhã deseja se desligar da base governista, ele terá total liberdade para isso, pois eu não estarei mais ao partido, já que sou vice-presidente da República", explicou.