Rogério Buratti é preso em Ribeirão Preto

17/08/2005 - 18h38

Alessandra Bastos
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O advogado Rogério Tadeu Buratti - ex-secretário municipal na gestão do ministro da Fazenda, Antonio Palocci - foi preso hoje (16) a pedido do Ministério Público de Ribeirão Preto. Ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória da cidade sob acusação de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Por meio de interceptação telefônica, a polícia gravou conversas de Buratti com o corretor Claudinei Mauad, que o ajudou na aquisição de fazendas. Nas conversas, Buratti pedia ao corretor que sumisse com os documentos, o que é considerado obstrução de prova e motivo para o pedido de prisão preventiva.

De acordo com o promotor Aroldo Costa Filho, as aquisições de fazendas eram usadas para lavar dinheiro e R$ 2,6 milhões podem ter sido lavados com a prática.

Um novo processo foi aberto hoje para investigar o crime de lavagem de dinheiro. Buratti já estava sendo investigado por acusações de ter participado de fraudes em licitações para a coleta de lixo em Ribeirão Preto. Ele foi vice-presidente da empresa Leão Leão, suspeita de participar das fraudes.