Jairo Carneiro desmente especulações sobre acordo que impediria cassação de Jefferson

29/07/2005 - 22h05

Iolando lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O relator do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, deputado Jairo Carneiro (PFL-BA), rebateu hoje em nota oficial as especulações sobre um acordo partidário para retirar do conselho o processo de cassação movido contra o deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ). Carneiro critica as supostas articulações para a retirada do processo. "A sustação maquinada por interesses escusos colocaria em dramática e insustentável posição os detentores de parcela do Poder constituído no Legislativo e no Executivo", afirma o relator.

Segundo Carneiro, a medida exporia a nação a um triste julgamento e também prejudicaria a credibilidade do Brasil. "Exporia a nação a um julgamento de profunda consternação e condenação da sua credibilidade", observou. Jairo Carneiro disse ainda que o povo brasileiro exige apuração dos fatos e exige respeito.

O Conselho de Ética analisa processo do Partido Liberal (PL) que pede a cassação do deputado Roberto Jefferson por quebra de decoro parlamentar. O processo foi apresentado pelo presidente do PL, deputado Valdemar Costa Netto (SP), após o petebista ter feito denúncias de pagamento de mesadas a parlamentares do PL e do PP pelo PT em troca de apoio ao governo.

Na semana passada, o líder do PTB na Câmara, deputado José Múcio (PE), distribuiu nota oficial afirmando que o deputado Roberto Jefferson deverá apresentar ao Conselho de Ética, em nome do PTB, pedido a abertura de processo de cassação de diversos deputados citados por ele como suspeitos no envolvimento de pagamento de mesadas em troca de apoio político.