Presidente diz que reforma política pode dar respostas à sociedade sobre a violência

08/06/2005 - 22h47

Nelson Motta e Lana Cristina
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que a discussão sobre a reforma política é fundamental para dar uma resposta à sociedade, ansiosa por medidas mais firmes de combate à violência. "Há um sentimento crescente na sociedade que clama por maior combate à criminalidade, à violência e a toda e qualquer irregularidade na vida pública, com devido julgamento e punição dos culpados", afirmou.

A declaração foi dada durante a posse dos integrantes dos Conselhos Nacionais do Ministério Público e da Justiça. Lula convocou a sociedade a pressionar o Congresso para que aprove a reforma política. O presidente disse ainda que pediu a um grupo de ministros que elabore em até 45 dias um relatório sobre o assunto e as propostas existentes.

"No Brasil, o tema da reforma política há muito tempo está pronto na pauta do Congresso e dos partidos políticos. É hora de a sociedade dar a contribuição para esse processo. Conclamo a todos, universidades, sindicatos, movimentos sociais e entidades em geral a debater a questão da reforma política" ressaltou Lula, ao lembrar da importância da sociedade civil em apresentar sugestões para enriquecer o debate sobre a reforma política.

Para o presidente, os conselhos vão prestar um serviço fundamental à sociedade. "Temos esperanças renovadas em relação ao Conselho Nacional de Justiça e ao Conselho Nacional do Ministério Público. O aprimoramento e a modernização do poder judiciário e do Ministério Público certamente serão acelerados com o bom funcionamento desses órgãos", observou.

Lula destacou ainda que é preciso acelerar a discussão sobre várias reformas: do processo civil, do processo penal e do processo trabalhista, que já está tramitando no Congresso Nacional. O presidente reforçou a necessidade de renovar e aperfeiçoar as instituições democráticas.