Ministro da Saúde diz confiar no "bom-senso" do STJ sobre o julgamento da Lei de Biossegurança

08/06/2005 - 23h55

Marcela Rebelo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Saúde, Humberto Costa, afirmou no programa Diálogo Brasil de hoje (8) que confia no "bom-senso" do Supremo Tribunal Federal no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o artigo da Lei de Biossegurança, que permite as pesquisas com células-tronco com embriões humanos. "Entendemos que a lei reflete o que a população pensa", afirmou. Costa é a favor das pesquisas com células-tronco embrionárias.

No dia 30 de maio, Cláudio Fonteles entrou com a Adin por considerar que as pesquisas vão contra o artigo 5º da Constituição, que garante o direito inviolável à vida. Ele já declarou ser a favor da pesquisa com células-tronco adultas.

Nos estúdios da TV Cultura de São Paulo, a professora da USP, especialista em genética humana, Mayana Zatz, afirmou também ser totalmente a favor das pesquisas com células-tronco embrionárias. "As células-tronco adultas têm potencial limitado, já as embrionárias podem formar mais tecidos", explicou Mayana.

O Diálogo Brasil é uma parceria entre a Radiobrás, a TV Cultura de São Paulo e a TVE Brasil do Rio de Janeiro. O programa é mediado pelo jornalista Florestan Fernandes Jr. e exibido ao vivo todas as quartas-feiras, com uma hora de duração. É gerado pelo canal de TV a cabo da Radiobrás (NBR) para 822 pontos de transmissão no país. Em Brasília é transmitido também pela TV Nacional e integra a rede pública de televisão, sendo veiculado em 19 estados e no Distrito Federal.