Cerca de 135 parlamentares querem a criação de CPI do Mensalão, informa vice-líder do PPS

08/06/2005 - 22h19

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No início da noite, o vice-líder do PPS e um dos articuladores da nova Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), Raul Jungmann (PE), informou que mais de 120 deputados e 15 senadores haviam assinado o requerimento para criação da CPMI. Jungmann disse que a coleta de assinaturas "tem sido fácil" e que a maioria dos parlamentares têm apoiado o requerimento.

Os presidentes e líderes do PDT, PPS e PV retomaram hoje a coleta de assinaturas para criação da CPMI, que pode investigar denúncias de pagamento de propina (mensalão) pelo PT a deputados do PP e do PL para apoiarem o governo.

O vice-líder do PPS descartou a possibilidade de conceber uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara ou do Senado, isoladamente. "Tem de ser uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, porque o Congresso Nacional está em jogo nessas denúncias", afirmou Jungmann.

As denúncias de propina foram feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) em matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo na última segunda-feira, dia 06. Para a criação da CPMI são necessárias, no mínimo, assinaturas de 171 deputados e de 27 senadores.