Eduardo Campos defende aprovação da Lei de Biossegurança

02/03/2005 - 18h29

Gabriela Guerreiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, defendeu hoje a aprovação de Lei de Biossegurança pela Câmara dos Deputados como forma de garantir esperança de vida a cinco milhões de brasileiros que sofrem de diversas doenças musculares e do aparelho locomotor. A Lei de Biossegurança regulamenta a pesquisa com células-tronco embrionárias, capazes de auxiliar na pesquisa da cura de doenças como Mal de Parkinson, diabetes, distrofias musculares e lesões medulares.

"Acreditamos que o Congresso, a despeito de posições políticas partidárias governo-oposição, hoje construirá um consenso importante no país. Isso vai ser arrumado no debate no plenário", afirmou Eduardo Campos.

O ministro se reúne nesta tarde com o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), para fazer um relato sobre as pesquisas já financiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com resultados favoráveis aos portadores de doenças cardiovasculares. "Eu tenho obrigação de trazer, como parlamentar e como ministro, e como cidadão brasileiro, esse testemunho. Esse é um tema que vai fazer com que a Câmara se aproxime da sociedade", disse ele.

Na opinião de Eduardo Campos, as universidades brasileiras têm competência para realizar pesquisas com células-troncos embrionárias, capazes de trazer resultados favoráveis aos portadores de doenças degenerativas. "As universidades têm que ser apoiadas por um marco regulatório como esse, e com recursos para que as pesquisas possam avançar e responder a cinco milhões de brasileiros que estão hoje olhando para o Congresso e aguardando essa votação", afirmou.

Além de Eduardo Campos, o médico Drauzio Varella e a cientista Mayana Zatz também participam da audiência com Severino Cavalcanti. Segundo a pesquisadora, ser contrário à vida é não permitir as pesquisas com células-tronco embrionárias. "Elas têm potencial no futuro de salvar vidas", garantiu.

Familiares de portadores de doenças que podem ser curadas com as pesquisas de células-tronco estão desde o início da semana na Câmara dos Deputados para pressionar os parlamentares a colocarem a lei em votação. O presidente Severino Cavalcanti garantiu ontem que vai colocar a matéria em votação, mesmo sem ter uma posição definitiva sobre as pesquisas con as células-tronco.