PT fica com nove capitais; PSDB vence em cinco

31/10/2004 - 22h29

Marcos Chagas
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O segundo turno das eleições municipais fecha o quadro político-partidário das capitais brasileiras. O PT sofreu derrotas em cidades importantes como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba, mas manteve nove prefeituras, três delas com mais de um milhão de habitantes (Belo Horizonte, Fortaleza e Recife). Já o PSDB está em segundo lugar no ranking das capitais com cinco prefeituras: São Paulo, Curitiba, Teresina, Cuiabá e Florianópolis.

O PDT conquistou três capitais nas eleições municipais de 2004. Uma delas é Salvador - o quarto maior colégio eleitoral do país com 1.585.346 eleitores. As outras duas prefeituras conquistadas pelos pedetistas foram Maceió e São Luís.

O PSB também encerrou a campanha das eleições municipais com a conquista de três capitais: Manaus, Natal e João Pessoa. Já o PPS, obteve sua maior vitória em Porto Alegre, com a eleição de José Fogaça sobre Raul Pont (PT). Além de quebrar a hegemonia petista de 16 anos na capital gaúcha - cidade com colégio eleitoral de mais de 1 milhão de eleitores - o PPS conquistou a prefeitura de Boa Vista.

O PFL ganhou em apenas uma capital. O prefeito César Maia se reelegeu no Rio de Janeiro ainda no primeiro turno. A capital fluminense só perde para São Paulo em número de eleitores, com 4.414.090.

O PTB também conseguiu eleger prefeito em apenas uma capital. O candidato do partido, Duciomar Costa, governará Belém nos próximos quatro anos. Já o PMDB fez duas prefeituras: Goiânia, com 791.150 eleitores, e Campo Grande que tem um colégio eleitoral de 469.096 pessoas.

As nove capitais em que os petistas venceram – Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Aracaju, Macapá, Rio Branco, Palmas, Vitória e Porto Velho – somam um colégio eleitoral de 5.343.039 eleitores. Já as cinco prefeituras conquistadas pelos tucanos – São Paulo, Curitiba, Teresina, Cuiabá e Florianópolis – somam um colégio eleitoral de 10.026.338 pessoas.

Os pedetistas elegeram os prefeitos de Salvador, São Luis e Maceió que juntas somam 2.595.612 eleitores.

Já o PSB, que venceu nas capitais do Amazonas, Rio Grande do Norte e Paraíba, administrará um eleitorado de 1.779.820 pessoas. O PMDB, com as prefeituras de Goiânia e Campo Grande, vai administrar um eleitorado de 1.260.246 pessoas.