Shirley Prestes
Repórter da Agência Brasil
Porto Alegre - O candidato do PT, Raul Pont, reconheceu a vitória de José Fogaça (PPS) em manifesto lido na sede municipal do partido, após a divulgação do resultado das urnas. Derrotado nas eleições, Pont cumprimentou o vitorioso e agradeceu os 378.099 votos recebidos, o trabalho da militância e os apoios dados à Frente Popular. "Esse resultado só aumenta o nosso compromisso e a responsabilidade com o conjunto de lutadores sociais, que chegaram conosco até aqui", afirmou.
Raul Pont disse que, apesar da derrota no Rio Grande do Sul, o PT saiu vitorioso mais uma vez. "Aumentamos nosso número de municípios governados e de vereadores, em todo o país, e estamos cientes da responsabilidade que temos no futuro", explicou o candidato, destacando que o partido conquistou mais de 400 prefeituras. Ex-prefeito e deputado estadual, Raul Pont também destacou o trabalho da militância e os 46% dos votos úteis recebidos, "o que demonstra o reconhecimento do trabalho que foi realizado na cidade nesses 16 anos e consolida uma experiência válida, que não será tirada de ninguém".
O candidato petista não respondeu a perguntas dos jornalistas, mas destacou que, em 25 anos de trajetória, o partido aprendeu com as grandes vitórias e também com as derrotas. "Saímos dessa eleição com a plena consciência de que cumprimos o nosso dever, representando as forças políticas, sem abdicar, em nenhum momento, de ser sincero, verdadeiro, e sempre colocando a ética na política, como elemento básico da nossa ação e das nossas propostas", afirmou.
Ele falou aos jornalistas ao lado da candidata a vice-prefeita Maria do Rosário e dos quatro ministros gaúchos do governo Lula: Olívio Dutra, das Cidades; Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário; Tarso Genro, da Educação; e Dilma Rousseff, de Minas e Energia. Em seguida, saiu para fazer festa com os militantes e correligionários, em frente ao comitê do partido, no centro da capital.