Sindicato quer processar presidente do Banco do Brasil por descontar greve em conta-corrente

20/10/2004 - 22h58

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Sindicato dos Bancários de Brasília decidiu entrar com ação criminal de apropriação indébita e gestão temerária contra o presidente do Banco do Brasil, Casio Casseb Lima, por causa do desconto na conta-corrente dos funcionários do Banco do Brasil de cinco dias de trabalho, em razão da greve da categoria. Os trabalhadores da Caixa também tiveram os dias descontados, mas a subtração foi feita no contra-cheque da folha de pagamento.

Na assembléia realizada na noite de hoje, os trabalhadores decidiram também que farão vigília após o meio-dia de amanhã em frente ao Tribunal Superior do Trabalho, onde será julgado, a partir das 13 horas, o dissídio coletivo. A NBr, o canal a cabo da Radiobrás, e a TV Justiça transmitirão ao vivo o julgamento.

A decisão do TST deverá encerrar o impasse sobre a negociação salarial dos funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Os bancários reivindicam reajuste de 19%, que foi rejeitado pelo governo e pela Febraban. O aumento proposto varia de 8,5% a 11,8%, a depender da faixa salarial. Uma nova assembléia dos bancários já está marcada para a noite de sexta-feira.