Agricultura analisará soja antes do embarque no Porto de Rio Grande

21/05/2004 - 19h55

Porto Alegre, 21/5/2004 (Agência Brasil - ABr) - A Delegacia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Rio Grande do Sul vai coletar amostras da soja antes de chegar ao terminal do Porto de Rio Grande. A medida foi anunciada depois de reunião com o delegado regional do Ministério, Francisco Signor, e a direção dos terminais, para prevenir incidentes como o ocorrido com uma carga de soja embarcada para a China, contaminada por fungicidas. Segundo o delegado, o controle para saber a qualidade, identidade e o fitossanitário, será feito antes que o produto esteja nas esteiras que conduz a soja para os navios.

Também ficou acertado que a partir da próxima semana o Ministério vai fazer uma série de reuniões no interior do estado, com todos os envolvidos na cadeia produtiva, para alertar que a mistura do grão utilizado no plantio com o grão da soja colhido é proibido. "Quem cometer esse ato criminoso será penalizado", garantiu o delegado do Ministério, reafirmando a tolerância zero dada pelo governo para a mistura de sementes tratadas com fugincidas usadas no plantio, com a soja comercial. "Tolerar isso é a mesma coisa que aceitar a mistura de veneno com alimento", disse Signor.

Em relação a carga de soja do navio Bunga Saga, rejeitada pela China, Signor vai esperar o resultado da análise laboratorial e o retorno do navio ao porto para tomar as decisões cabíveis.

No dia 30 de abril, o navio Bunga Saga, com 59 mil toneladas de soja, foi rechaçado pelo governo chinês ao chegar ao país carregado de grãos tratados com fugincida.

A soja avermelhada que contém fugincida é o grão utilizado no plantio. A mistura estaria ocorrendo ainda no embarque das cargas, na região produtora e não nos terminais.

No dia 13 de maio, uma análise visual detectou a mistura entre os grãos embarcados no navio Bunga Saga, no terminal Bianchini. A embarcação seguiu viagem para a China sem o consentimento do ministério e recebeu ordens para retornar. O gerente da Chinatex, dona da carga, Liones Severo, garante que o navio tinha os documentos para deixar o porto.

Na segunda-feira (17), a delegacia do Ministério da Agricultura encaminhou para análise no laboratório Bioensaio as amostras do grão retiradas do Bunga Saga. O resultado deve sair no início da próxima semana.

Outros seis navios estão programados para carregar 360 mil toneladas de soja no Porto de Rio Grande nos próximos dias.