Caminhadas diárias podem ajudar a evitar obesidade

19/01/2004 - 18h40

Brasília, 19/1/2004 (Agência Brasil - ABr) - Apenas 30 minutos de caminhada diária. Parece pouco, até mesmo insuficiente, mas de acordo com uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos essa simples dose de exercício pode evitar o aumento de peso em pessoas sedentárias. E o melhor: qualquer esforço além disso é eficiente na redução dos índices de gordura corporal. As afirmações são de um estudo com 120 pessoas feito pelo Centro Médico da Universidade de Duke e publicado na edição deste mês dos Archives of Internal Medicine.

De acordo com os cientistas, a pesquisa fornece o primeiro embasamento científico de que, em se tratando de exercícios, "quanto mais, melhor". Os 30 minutos diários de caminhada equivalem a de 16 a 20 quilômetros semanais, mesmo para um indivíduo sedentário. Segundo os pesquisadores norte-americanos, isso seria o suficiente para compensar o pequeno mas constante ganho de peso que ocorre na falta de atividades físicas.

Os pesquisadores separaram os voluntários, adultos sedentários e acima dos pesos considerados ideais, em programas com três níveis de exercício de intensidade diferentes, durante oito meses. Um outro grupo não realizou exercícios no período.

O grupo com exercícios mais vigorosos, submetido a corridas leves de em média 32 quilômetros por semana, apresentou uma diminuição de 3,5% no peso dos participantes. Os grupos com intensidades inferiores, tanto o de cerca de 20 quilômetros por semana de caminhada quanto o que correu 20 quilômetros no mesmo período, tiveram perda de 1%. Ao final dos oito meses do estudo, o grupo que se manteve inativo teve um aumento de 1,1% no peso.

"Os dados obtidos indicam que, enquanto o total de exercício determina a alteração no peso e nos índices de gordura, a intensidade das atividades aparentemente é o fator determinante na redução dos dois e no aumento da massa muscular", disse Cris Slentz, um dos autores do estudo. "Em resumo, quanto mais você se exercitar mais se beneficiará."

Como o objetivo do estudo era apenas verificar os efeitos da atividade física, foi solicitado aos participantes a manutenção de suas dietas usuais. Os cientistas acreditam que mudanças para uma dieta mais saudável pode adicionar benefícios ao objetivo de perder peso.

A pesquisa teve financiamento de US$ 4,3 milhões do Instituto Nacional para o Coração, Pulmão e Sangue, dos Estados Unidos. (Agência Fapesp)