Ministra Dilma Rousseff elogia atuação da ANP

19/01/2004 - 20h16

Evelyn Trindade
Repórter da Agência Brasil

Rio, - A Ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, disse hoje que a Agência Nacional de Petróleo teve várias atividades produtivas e corretas no ano passado. Ela destacou o acompanhamento de preços do petróleo desenvolvido pela agência, chamando de "correto acompanhamento" .

Segundo ela, esse novo acompanhamento é feito pelo "excelente" banco de dados que a ANP possui. A ministra elogiou também a decisão da ANP de incorporar a exigência de um conteúdo mínimo de nacionalização nas licitações para exploração e produção de petróleo. Para ela, o conteúdo nacional implica ter compromisso com geração de emprego e renda no país. "A ANP tem um papel estratégico , mais amadurecido com relação a indústria de petróleo. O outro, ainda em desenvolvimento, é com relação a indústria de gás. No caso da indústria de petróleo, nós temos um país abençoado, porque dispomos de recursos naturais e porque fomos capazes de produzir uma tecnologia da exploração em águas profundas. Hoje nós estamos em via de conquistar a auto suficiência em petróleo."

Nesse cenário, a ministra afirmou que a agência terá que regular um mercado sem distorções, sem prejuízo à população e possibilitar que se preserve seus setores naturais. " Acredito também que todos nós temos um compromisso com fontes renováveis de energia, isto não se dará no que se refere ao petróleo e gás no horizonte desta geração, mas o bom uso dessas reservas será estratégico para assegurar o desenvolvimento do país, de forma a mais autônoma possível."
Para a ministra, o país deve definir, o mais rápido possível, qual é sua política de uso de gás e petróleo e ter clareza com relação ao uso dessas reservas. A ministra participou, no Rio, da posse do novo diretor da ANP, Haroldo Lima.