Missa lembra mortos no atentado em Bagdá

25/08/2003 - 23h13

Brasília - A missa de sétimo dia em memória das vítimas do atentado contra o prédio das Nações Unidas em Bagdá foi celebrada na noite dessa segunda-feira na Catedral de Brasília. O presidente em exercício, José Alencar, resumiu o sentimento causado pela morte do embaixador Sérgio Vieira de Mello afirmando estar "profundamente consternado porque perdemos um diplomata conceituado em todo mundo".

Segundo o presidente em exercício, o mundo perdeu um de seus mais brilhantes diplomatas. "É preciso que o exemplo de Vieira de Mello sirva para fortalecer a Organização das Nações Unidas (ONU) na busca de seus objetivos de paz", disse Alencar.

O arcebispo de Brasília, Dom José Freire Falcão, foi contundente em sua crítica ao ataque terrorista. Segundo o arcebispo, a morte de Vieira de Mello e seus companheiros foi um atentado contra a humanidade. "Em um mundo de violência, ele (Sérgio Vieira de Mello) é o testemunho do valor supremo da paz para qualquer comunidade humana", afirmou.

A coordenadora interina do sistema das Nações Unidas no Brasil, Rosemary Barber-Madden, afirmou que a ONU não deixará o Iraque. A organização continuará coordenando assistência humanitária no país, sob o comando do embaixador Ramiro de Silva.