Rodrigues acredita que projeto sobre transgênicos chegue esta semana ao Congresso

25/08/2003 - 21h36

Brasília, 25/8/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, acredita que ainda esta semana o governo envie ao Congresso Nacional o projeto de Lei sobre os transgênicos. Hoje à tarde ele discutiu o assunto com o ministro-chefe da Casa Civil. "Agora tudo depende de uma última conversa do ministro José Dirceu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando ele retornar da viagem ao Peru e a Venezuela".

A demora para o envio do projeto ao Congresso se deve, basicamente, à forma definitiva que deverá ter a Comissão Nacional de Biotecnologia (CtnBio). Na Agricultura a defesa é de que a Comissão seja deliberativa, enquanto outros ministérios, como o do Meio Ambiente e Planejamento, que participaram da elaboração do Projeto, é de que ela seja consultiva.

O plantio da próxima safra está prestes a começar, mas os agricultores ainda não sabem se poderão cultivar a soja transgênica. "Legando o Projeto ao Congresso, caberá a ele decidir o assunto". O ministro disse que o Congresso está muito interessado na votação e "eu estou convencido de que haverá votação em tempo hábil".