Brasília, 8/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - Depois de três horas de reunião entre a governadora do Rio, Rosinha Matheus, e os ministro Márcio Tomaz Bastos, da Justiça, e José Viegas, da Defesa, ficou decidido que o Exército deixa as ruas da cidade na próxima semana e permanece de prontidão nos quartéis. Também ficou acertado que a União não intervirá no sistema de segurança do estado e que será formada uma equipe integrada por representantes da União e do estado para discutir um plano emergencial para combater o crime organizado no Rio.
Rosinha Matheus colocou o presídio de Bangu III à disposição do governo federal enquanto se discute a contrução de cinco unidades prisionais no estado. Em nota oficial lida pelo ministro da justiça ele afirma que "o governo federal manterá em funcionamento o Centro de Operações Integradas, instalado no Comando Militar do Leste e manterá as tropas federais de sobreaviso para emprego emergencial".
Representantes da União e do governo estadual voltam a se encontrar na próxima semana para acertar detalhes sobre a formação da equipe de montará um plano de emergência para combater a criminalidade no Rio de Janeiro.