Recife, 8/3/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governo de Pernambuco, implanta o primeiro Banco de Sementes, na área sertaneja do estado, aproveitando a regularidade da chuva, com o objetivo de garantir maior produção para os pequenos agricultores. A Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), responsável pela distribuição das sementes, já recebeu da Secretaría de Produção Rural e Reforma Agrária (SPRRA), 5 toneladas de milho, 5 de feijão e 1 tonelada de algodão arbóreo, num total de 11 toneladas de sementes selecionadas.
De acordo com o secretário de Produção Rural e Reforma Agrária, Gabriel Maciel, a criação do banco, visa diminuir a importação de sementes de outros estados, estimulando a produção interna e melhorando a safra para 2004, além de promover a inclusão social do homem do campo, que terá condições de fazer o seu plantio com sementes produzidas no estado.
O programa recebeu investimentos no valor de R$ 1,52 milhão, para a compra de sementes selecionadas de feijão, milho, algodão herbáceo, sorgo granífero e forrageiro, que já são distribuídas, desde a segunda quinzena de janeiro último.