Governo do Rio deflagra Operação Guanabara para garantir segurança no Carnaval

28/02/2003 - 14h39

Rio, 28/2/2003 (Agência Brasil - ABr) - A Operação Guanabara, envolvendo Exército, Marinha e Aeronáutica, para garantir a segurança durante o Carnaval no Rio, foi deflagrada ao meio-dia de hoje, com a ativação do Centro de Operações de Segurança Integrada (COSI), sediado no Comando Militar do Leste. O centro reúne representantes das Forças Armadas, das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar e da Guarda Municipal, além da Agência Brasileira de Informações (ABIN), e vai coordenar todo o trabalho das tropas federais para reprimir a ação de traficantes.

O chefe da Comunicação Social do Comando Militar do Leste, coronel Ivan Cosme de Oliveira Pinheiro, não revelou quantos homens participam da operação, nem o tipo de armamento que será usado, alegando que "o sigilo é a estratégia para o êxito do trabalho". Ele também não informou até quando as tropas federais serão mantidas nas ruas do Rio, Niterói e Baixada Fluminense. Em nota distribuída à imprensa, o Comando Militar do Leste informa que a atuação das tropas federais será plenamente notada pela população do Rio e pede "total compreensão e colaboração" de todos para que se possa garantir a segurança.

A participação do Exército foi pedida pela governadora Rosinha Matheus ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois do início da onda de violência na capital e na região metropolitana. Dezenas de ônibus foram queimados, comerciantes foram obrigados a fechar lojas e supermercados, saqueados. As tropas federais já atuaram nas ruas do Rio de Janeiro durante a Rio 92, em ações nas favelas em 1994 e nas eleições de outubro do ano passado.