Agnelo Queiroz quer introduzir o xadrez nas escolas

14/01/2003 - 20h43

Brasília, 14/1/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Esporte, Agnelo Queiroz, admirador e praticante do esporte, visitou hoje a sede do 69° Campeonato Brasileiro de Xadrez, arriscou uma partida com o grande mestre internacional e presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Darcy Lima, e anunciou parcerias. Ao lado do presidente da CBX, Queiroz firmou o compromisso de incluir o xadrez nas escolas públicas do país, com base no projeto de Xadrez nas Escolas e Comunidades Carentes apresentado por Darcy.
 
O ministro garantiu que o xadrez pode ser acessível a todos e deu o exemplo do projeto desenvolvido pelo professor Leonardo Junqueira, que inclui aulas de xadrez no Centro de Ensino Médio 404 de Santa Maria, e confecção pelos alunos de peças e tabuleiros com material reciclado.
 
O campeonato, que acontece no Torre Palace Hotel, em Brasília, termina amanhã (quarta-feira, 15). O campeão dos trinta e um participantes de 13 estados do Brasil representará o país no Campeonato Mundial deste ano.
 
O Brasil ocupa, hoje, uma boa posição no ranking mundial, ficando em 32° lugar na última edição das Olimpíadas de Xadrez, na Eslovênia, em dezembro de 2002, quando participaram cerca de 120 países. Além disso, entre os 600 grandes mestres internacionais, seis são brasileiros. É uma ótima colocação, considerando que o esporte começou no Brasil em 1908, trazido pelos portugueses, quando no oriente, o xadrez é uma tradição milenar, que nasceu, provavelmente, na Índia.
 
A final do Campeonato Brasileiro será às 14h. Entre os finalistas estão Rodrigo Disconzi da Silva, Darcy Lima, Helder Gaioso Pinto e Fabiano Prates.