Multidão eufórica cerca Lula em favela do Recife

10/01/2003 - 20h57

Recife, 10/01/2003 (Agência Brasil - ABr) - A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de 30 dos seus ministros à favela Brasília Teimosa, na capital pernambucana, foi marcada pelo tumulto e a euforia dos moradores. A favela foi a segunda escala da viagem que a comitiva iniciou na manhã de hoje para ver de perto localidades de miséria no país, uma promessa de campanha do novo presidente que foi colocada em prática nos primeiros dias de seu governo.

A agitação foi grande desde a chegada de Lula à favela. Os moradores se aglomeraram nas estreitas ruelas de Brasília Teimosa para tentar chegar perto do presidente. Lula entrou no local dentro de um ônibus, acompanhado pelos ministros, e rapidamente foi cercado pela população. A comitiva enfrentou forte dificuldade para chegar até a beira-mar, onde estão erguidas as palafitas visitadas pelo grupo. O presidente desceu do ônibus, foi rodeado pelos moradores, e caminhou até o local das casas erguidas sobre o mar.

Lula visitou a palafita de dona Erinalda Maria da Silva, que vive há seis anos no local. Atualmente desempregada, ela pediu ao presidente que lute pelos brasileiros mais carentes, especialmente por aqueles que não possuem moradias dignas para viver. "Ele foi super atencioso comigo, e disse que vai lutar por todos os mais carentes de Recife, e não apenas por Brasília Teimosa", revelou.

Dona Erinalda aproveitou a ilustre visita para também cobrar do presidente três ações imediatas de seu governo: o combate à fome e à miséria, a geração de empregos, e a oferta de moradias dignas para a população. Bastante emocionada, ela disse que só acreditou na visita de Lula quando ele despontou perto de sua casa, cercado pela multidão que insistia em acompanhá-lo. "Foi lindo, muito bom", resumiu.

O presidente caminhou por algumas ruelas da favela seguido pelos ministros, que aproveitaram a visita para conversar com moradores e observar as precárias condições de vida nas casas construídas sobre o mar. Grande parte das palafitas está ameaçada de desabamento, e muitas delas já foram reerguidas após serem destruídas nos períodos de maré alta. O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, disse que a visita de Lula confirma o compromisso de mostrar aos seus auxiliares diretos em que condições vivem milhares de brasileiros. "Ele resgata o compromisso ao trazer o seu Ministério para ver em que situação de indignidade irmãos e irmãs nossos estão obrigados a viver", disse.

Já o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, afirmou que a visita de Lula poderá fazer com que os ministros direcionem suas principais ações ao combate às desigualdades sociais do país. "É uma decisão muito acertada começar um governo visitando as parcelas mais frágeis do nosso país, para que a gente tenha sempre em conta , em cada ato que a gente for realizar, que é preciso olhar as dificuldades, as estruturas e os programas públicos, mas sempre olhar as pessoas que mais precisam do nosso apoio", enfatizou.

Na avaliação de Antônio Palocci, mesmo os Ministérios da área econômica devem enfocar em seus projetos as reais necessidades dos brasileiros mais carentes. "Não existe governo que possa dar certo sem ouvir aquilo que a população mais sente, mais precisa, mais espera de nós", ressaltou. Ele defendeu, ainda, que o presidente Lula continue promovendo a visita dos ministros a outras localidades pobres do país, uma vez que considera fundamental o contato com a verdadeira realidade de milhares de brasileiros.

Os ministros estão conscientes, entretanto, das dificuldades que irão enfrentar para tentar minimizar o sofrimento de milhares de brasileiros que vivem em situação de indignidade. O ministro das Cidades, Olívio Dutra, reconheceu que a curto prazo mudanças bruscas não serão realizadas, mas isso não significa que os problemas da área social não possam ser solucionados. "Vamos trabalhar no sentido de que o Fome Zero tenha também ações conjugadas de adequação de moradias e humanização dos locais onde as pessoas vivem", informou.

Lula e os ministros enfrentaram tumulto durante todo o período em que permaneceram na favela. A comitiva presidencial demorou quase uma hora para deixar Brasília Teimosa, especialmente depois que a população conseguir furar o bloqueio armado pela Polícia Militar para tentar isolar o presidente. Todos os moradores queriam beijar, pedir autógrafos, ou simplesmente tocar Lula.

Depois de visitar Brasília Teimosa, Lula e os ministros seguiram para o hotel Atlante Plaza, à beira-mar, em Recife, onde irão passar esta noite. Amanhã cedo, eles seguem viagem para visitar o município de Itinga, no Vale do Jequitinhonha (MG), que também sofre com a pobreza e a falta de chuvas. A chegada de Lula ao hotel, mais uma vez, foi bastante tumultuada. Ele foi cercado por centenas de pessoas que o aguardavam com gritos e saudações de apoio. Em todas as avenidas pelas quais passou na capital pernambucana, Lua foi aclamado e perseguido pela população, que vê no presidente a solução para a grande maioria dos principais problemas sociais brasileiros. (Gabriela Guerreiro)