Ex-embaixador palestino tem casa invadida quando dava entrevista à Radiobrás

06/04/2002 - 17h59

Brasília, 6 (Agência Brasil - ABr) - Ao conceder entrevista, nesta manhã, ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, o ex-embaixador da Palestina no Brasil, Ahmed Sobert, teve sua casa em Ramallah, na Cisjordânia, invadida por 20 soldados israelenses. Com voz estressada, Sobert expressou, durante a conversa com o correspondente da Radiobrás em São Paulo, Álvaro Bufarah, medo e sofrimento. Na conversa telefônica, ouviam-se ao fundo vozes de crianças chorando e de adultos apavorados.

"Soldados estão fazendo uma ofensiva. Está havendo uma destruição total. Não temos água, luz, telefone. Ambulâncias não estão podendo circular pelo local, nem jornalistas estão podendo trabalhar. Após 11 anos de retomada pelo processo de paz, é muito triste essa situação", disse o embaixador ao correspondente da Radiobrás.

"Tem um tanque em frente da minha casa. E, próximo daqui, está ilhado, cercado e confinado o líder palestino Yasser Arafat. Temos muito medo e precisamos logo da ajuda internacional para acabar com esse conflito", acrescentou Ahmed Sobert.

Logo depois, de acordo com Bufarah, caiu a chamada telefônica. Até as 13 horas, a Rádio Nacional tentou restabelecer contato com o ex-embaixador palestino, mas não conseguiu.