Centro Cultural discute resgate das tradições indígenas

16/04/2002 - 23h43

Brasília, 16 (Agência Brasil - ABr) - O resgate das tradições e a luta pela terra foram os assuntos da mesa redonda realizada esta noite no Centro Cultural de Brasília. Destacaram-se questões referentes à defesa da identidade cultural, ao estatuto e também a remarcação de terras indígenas. Participaram o coordenador geral da defesa dos direitos indígenas da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcos Terena, e o antropólogo e economista George Zarur.

Terena defendeu a luta por respeito e valorização dos povos indígenas, mas com adaptações à realidade da civilização ocidental. O coordenador enfatizou que a sociedade deve compreender as singularidades do índio e conceber uma identidade étnica indígena sem preconceitos. "O índio sempre foi visto como atrasado e como uma pessoa sem voz e sem alma", destacou.

Para Zarur, os preconceitos e as diferenças de identidade cultural entre os povos impedem a aproximação do branco e do índio. Ele lembrou também que embora a colonização tenha imposto costumes e valores religiosos dos europeus aos povos americanos, as tradições se mantiveram vivas.

Estudiosos apontam que na época do Descobrimento existiam mais de seis milhões de índios residentes no País - hoje reduzidos a 350 mil - e que aproximadamente 900 tribos foram dizimadas por completo.