Professor e cineasta lança livro em Brasília

08/05/2002 - 22h06

Brasília, 8 (Agência Brasil - ABr) - Foi lançado esta noite, no restaurante Carpe Diem, em Brasília, o livro "Afetos e Desafetos" do professor universitário e cineasta, Pedro Jorge de Castro, diretor do filme "Tigipió". O bom humor e a sensibilidade do autor são integrantes deste livro que é uma coletânea de citações do professor durante seus 30 anos de carreira acadêmica. Frases que representam emoções em alguns momentos da vida do cineasta como o período em que ficou exilado.

"O livro é uma gentileza dos alunos que anotavam algumas frases que eu dizia antes, durante e após as aulas ministradas no curso de Cinema da Universidade de Brasília (UnB)", afirma Pedro Jorge. O professor destacou ainda que sempre desenvolveu uma relação de afeto com os alunos, pois isto reforça a autoridade e o respeito do professor.

"Afetos e Desafetos" é o segundo livro da carreira de Pedro Jorge que anteriormente havia lançado um sobre cinema. "Escrever é mais tenso que produzir um filme, pois o livro é só alma, pois não se precisa preocupar com recursos técnicos", analisa. O livro não faz referência a nenhum aluno especial, mas o autor garante que, aqueles que o lerem, saberão para quais pessoas as mensagens foram direcionadas.

"O meu olhar mais admirado é sempre quando faço alguém sorrir de contentamento. Não entendeu o porquê?" (Frase do livro Afetos e Desafetos).