Governo interrompe negociações com sem terra

08/05/2002 - 19h31

Brasília, 8 (Agência Brasil - ABr) - Estão suspensas as reuniões que ocorreriam a partir desta quarta-feira em Brasília, no Ministéiro do Desenvolvimento Agrário, com representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para tratar da pauta nacional de reivindicações e que incluía demandas relativas ao Estado de Pernambuco. As negociações ficaram impossitilitadas em função da depredação ocorrida terça-feira na sede da Superintendência Regional do Incra, em Pernambuco.

O Incra solicitou à Polícia Federal em Pernambuco a abertura de inquérito para apurar responsabilidades e o levantamento dos prejuízos, a fim de que haja ressarcimento dos danos ao patrimônio público. Vidros e portas foram quebrados. Equipamentos de informática, mobiliário e telefones foram destruídos. Houve saques principalmente na cantina e na oficina de marcenaria.

O Ministério do Desenvolvimento Agrário havia retomado o diálogo com o MST, depois da invasão da Fazenda Córrego da Ponte, em Buritis (MG), em março. Para facilitar o entendimento com os interlocutores dos movimentos sociais e prevenir conflitos agrários, o MDA criou, em abril, o Comitê de Acompanhamento e Solução de Conflitos, ampliando, assim, a atuação nessa área, que já vinha sendo desenvolvida pela Ouvidoria Agrária Nacional. O cronograma de reuniões de movimentos sociais com o comitê, para este ano, já estava estabelecido.