Goiás ganha escola de cinema

08/06/2002 - 16h42

Goiânia, 8 (Agência Brasil - ABr) - A primeira escola de cinema do Estado de Goiás foi inaugurada hoje, durante o IV Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). O governo de Goiás oferecerá 10 bolsas de estudo para quem não puder pagar a mensalidade, que custará em torno de R$ 350 reais.

É necessário ter o 2º grau completo. No site www.skopos.hpg.com.br será disponibilizada uma bibliografia completa sobre linguagem cinematográfica, que o candidato deverá conhecer para uma prova escrita. As aulas começam em março de 2003.

A Escola Skópos fica em Goiânia. O curso tem duração de um ano e é voltado para a formação de diretores. Desenvolvimento de roteiros, direção de filmes, significação da linguagem cinematográfica, efeitos psicanalíticos e psicológicos, efeitos simbióticos e estilos e escolas
cinematográficas serão alguns dos assuntos que abordados.

Para a cineasta Rosa Berardo, idealizadora do projeto, um bom diretor tem que conhecer todo o processo de produção de uma obra. "O produtor deve saber lidar com a parte financeira, com os membros da equipe, conhecer o roteiro, enfim, tem que saber administrar".