Presidente quer transferir área do Cagesp para Fapesp e USP

08/06/2002 - 22h11

São Paulo, 8 (Agência Brasil - ABr) - O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou agora há pouco, durante a comemoração dos 40 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que estuda uma forma de transferir a área do Companhia de Armazenagens Gerais do Estado de São Paulo (Cagesp), que tem 23 hectares, para a Fapesp e para a Universidade de São Paulo (USP). Fernando Henrique disse que já determinou ao ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guilherme Dias, que montasse um grupo de estudos para viabilizar o processo. "Venho propor que haja entendimento entre a USP, a Fapesp e o governo federal de tal maneira que nós possamos dotar a universidade de um espaço para seus museus e a Fapesp de recursos sólidos para alavancar ainda mais as suas atividades", disse o presidente.

O presidente da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, lembrou que, em 1962, Fernando Henrique foi bolsista da Fapesp e que, na época, escreveu uma carta à Fundação pedindo um aumento no valor da bolsa por causa da alta inflação. Cruz disse que, hoje, isso não é mais necessário porque a inflação está sob controle.

Criada em 1962, a Fapesp apóia projetos voltados para políticas públicas e inovações tecnológicas, em parcerias com empresas, e pesquisas em rede, desenvolvidas por equipes de pesquisadores e instituições de pesquisas do sistema paulista de ciência e tecnologia.