Camex tratará do estímulo ao setor de turismo

08/06/2002 - 19h39

Brasília, 8 (Agência Brasil - ABr) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, anunciou que, a partir da próxima reunião, o turismo entrará na pauta da Câmara de Comércio Exterior (Camex). O objetivo é estimular a indústria do setor no Brasil. "Tenho conversado com o ministro do Esporte e Turismo, Caio Carvalho, e observamos que o turismo precisa de menos burocracia e mais incentivo", afirmou o ministro.

Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), em 2001 o turismo gerou no mundo um faturamento de US$ 4,5 trilhões e 192 milhões de empregos, sendo considerada a maior indústria do mundo e que movimenta o maior número de setores. "Vamos colocar algumas questões, como o marketing no exterior, nas reuniões da Camex, já que dentro do sistema do Comitê de Gestão da Camex (Gecex), temos capacidade de decisão", disse.

Dados do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) mostram que o turismo brasileiro arrecadou, em 2000, US$ 22,3 bilhões e gerou cerca de 6 milhões de empregos. "É um setor que tem um potencial extraordinário. É uma questão de organização e prioridade", afirmou Sérgio Amaral.