Pnad Contínua permitirá avaliação detalhada do mercado de trabalho

17/01/2014 - 15h17

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A presidenta do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wasmália Bivar, disse que a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada hoje (17) significa um marco na história das estatísticas referentes ao mercado de trabalho. “Para o futuro, nós estamos passando um novo sistema de informações muito mais abrangente com capacidade de atender às demandas da sociedade brasileira de forma mais eficiente”, disse.

A Pnad Contínua vai substituir a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), feitas também pelo IBGE. Na PME, os dados eram limitados às seis grandes regiões. No novo critério, a informações são coletadas em todo país. A mudança em relação à Pnad é que os dados na Contínua passarão a ser divulgados a cada três meses, enquanto o índice anterior era anual.

“A partir de hoje nós teremos informação sobre o mercado de trabalho nacional, em curto espaço de tempo. A cada três meses poderemos divulgar indicadores do que é a ocupação, a desocupação, [dados] por idade, por sexo, por nível de instrução”, esclareceu.

Os primeiros resultados divulgados hoje se referem aos trimestres de 2012 e aos dois primeiros de 2013. A expectativa do instituto é atingir as 27 unidades da federação no fim do ano. “Neste momento a pesquisa apresenta Brasil e grandes regiões, mas depois será detalhado geograficamente e com muito mais informações do que estamos divulgando hoje”, completou a presidente do IBGE.

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil