Ministros recebem rascunho do Pacote de Bali, em conferência da OMC

06/12/2013 - 14h49

Carolina Sarres
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os ministros dos países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), reunidos nesta semana em Bali, na Indonésia, para a 9ª Conferência Ministerial da organização, receberam hoje (6) os rascunhos revisados do acordo final do encontro. No texto, estão as alterações do Pacote de Bali - conjunto de medidas comerciais negociadas de forma atrelada.

De acordo com informações da OMC, o pacote foi renegociado nos últimos dias, depois que reuniões preparatórias, em Genebra, na Suíça não resultaram em um texto consensual. A questão dos subsídios à agricultura na Índia, que foi um dos maiores impasses da conferência, parece ter sido solucionada.

Segundo o rascunho do acordo sobre agricultura, os programas de segurança alimentar de países em desenvolvimento e de menor desenvolvimento relativo não serão questionados pela OMC, mesmo que envolvam a concessão de estímulo à produção agrícola. O assunto será revisado dentro de quatro anos. Apesar dessa solução, o rascunho não é a versão definitiva e ainda pode ser modificado.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, que participa da conferência, se reuniu na manhã de hoje com chefes de delegações e com o diretor-geral da OMC, o diplomata brasileiro Roberto Azevêdo.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil