Índice de produtos primários aumenta 2,73% em novembro

04/12/2013 - 13h00

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Índice de Commodities Brasil (IC-Br), calculado mensalmente pelo Banco Central (BC), teve alta de 2,73%, em novembro, na comparação com o mês anterior. No acumulado do ano até novembro, a expansão ficou em 0,61%. Em 12 meses, foi registrada alta de 2,09%, de acordo com dados divulgados hoje (4).

O IC-Br é calculado com base na variação em reais dos preços de produtos primários (commodities) brasileiros negociados no exterior. O BC observa os produtos relevantes para a dinâmica dos preços ao consumidor no Brasil.

No mês, todos os segmentos apresentaram alta. No setor agropecuário (carne de boi, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, café, arroz e carne de porco), o índice teve aumento de 2,34%. O índice de energia (petróleo, gás natural e carvão) subiu 3,88%. No caso de metais (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo e níquel), a alta ficou em 3,32%.

O índice internacional de preços de commodities (CRB), calculado pelo Commodity Research Bureau, registrou alta de 3,90%, no mês e  4,33%, de janeiro a novembro. Em 12 meses encerrados em novembro, houve alta de 6,42%.

Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil