Técnicos da UnB concluem que óleo no Lago Paranoá vazou das caldeiras do Hran

29/10/2013 - 21h18

Da Agência Brasil

Brasília - Laudo feito pelos técnicos do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB) e divulgado nessa segunda feira (28), pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram), mostra que o óleo no Lago Paranoá teve origem nas caldeiras do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Foram usadas no teste amostras de óleo recolhidas do lago, da caldeira do hospital e do piche usado no reasfaltamento de algumas vias da capital federal. De acordo com o laudo da UnB, apesar de não ter sido feita uma identificação dos produtos que compõem as amostras, devido à sua complexidade, as análises feitas permitem concluir que existe uma grande similaridade entre os materiais coletados no Lago Paranoá e na caldeira do Hran.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal foi autuada pelo IBram e multada em mais de R$ 280 mil. Mas, segundo a secretaria, o valor pode ser partilhado com a empresa responsável pelas caldeiras. Para o instituto, o laudo é definitivo.

O vazamento ocorreu no dia 17 deste mês e foi identificado na galeria de águas pluviais do Iate Clube, no Lago Norte.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil