Governo do Rio destina R$ 5,3 milhões para contenções de encostas em Petrópolis

23/10/2013 - 12h42

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com o objetivo de restaurar áreas destruídas pelas chuvas na região serrana, o governo do estado e a prefeitura de Petrópolis assinam hoje (23) um convênio para execução de novas obras de contenção de encostas em diversas localidades do município. As intervenções têm custo previsto de R$ 5,3 milhões e o processo licitatório deve começar ainda este ano.

O secretário estadual de Obras, Hudson Braga, destacou que as medidas são importantes para conter possíveis deslizamentos de encostas provocados pelas chuvas. "Essas obras são muito importantes também para as famílias. Vamos resgatar as condições de segurança de várias áreas que foram muito atingidas pelas chuvas e, infelizmente, continuam sendo atingidas. Daremos total suporte às famílias e esperamos oferecer um serviço de qualidade para a população", disse Braga. 

Após a assinatura do convênio, o vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Pezão, e o secretário Hudson Braga inspecionarão as obras de canalização dos rios Carvão e Santo Antônio e a construção de moradias no distrito de Itaipava, destinadas a desabrigados do temporal de janeiro de 2011.

Por causa das chuvas que caem em Petrópolis nos últimos dias, duas famílias, com um total de 11 pessoas, receberão o aluguel social oferecido pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania. Duas famílias desalojadas estão em casas de parentes e amigos. A prefeitura informou que forneceu alimentos, colchonetes, cobertores e travesseiros aos desabrigados.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, foram registradas 89 ocorrências, a maioria de pedidos de vistorias preventivas ou avisos de queda de árvores. Do total, 31% correspondem a deslizamentos em ruas ou próximo às casas. Não houve registro de vítimas.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil