Semana Nacional de Ciência e Tecnologia discute ciência, saúde e esporte

20/10/2013 - 10h05

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília -  Ciência, saúde e esporte serão os assuntos em pauta, a partir desta segunda-feira, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O tema deste ano foi escolhido para discutir os grandes eventos esportivos mundiais que serão promovidos no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o evento terá programações em todo o país sobre os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas. Entre os conferencistas estão a ginasta Daiane dos Santos, a jogadora de vôlei Ana Moser, o atleta paralímpico Alan Fonteles e o cientista Marcelo Gleiser.

De acordo com o secretário de Inclusão do MCTI, Oswaldo Baptista, o tema foi escolhido ao se constatar que atualmente o esporte é acompanhado pelas áreas de ciência e saúde. A programação do encontro estará voltada à aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e em sua relação com o ambiente externo, do ponto de vista da ciência.

“Procuramos agrupar esses temas, já que o Brasil vai sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada. Além disso, este ano a semana tem parceria com os ministérios da Saúde, do Esporte, da Educação e do Meio Ambiente”, disse o secretário. Segundo estimativas de Baptista, devem participar do evento em Brasília 50 mil estudantes do Distrito Federal.  

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada em todo o país no mês de outubro desde 2004, sob a coordenação do MCTI, com a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Seu objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades na área. O evento será realizado até domingo (27).

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil