Justiça do Rio concede liberdade a universitário preso em protesto do 7 de Setembro

23/09/2013 - 22h25

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Justiça concedeu habeas corpus ao estudante de psicologia Wallace Vieira Santos, preso durante as manifestações de 7 de Setembro. Das 65 pessoas detidas na ocasião, o universitário era o único que permanecia preso, com a prisão preventiva decretada.

O universitário, que é bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni), foi detido com uma arma de uso restrito, sinalizador e uma bomba popularmente chamada de "cabeça de nego", que é vendida em lojas de fogos de artifício.

Na decisão, a juíza Alessandra de Araújo Bilac, da 42ª Vara Criminal da Capital aponta ineficência da polícia técnica para apresentar um laudo sobre o material apreendido com o estudante. "Decorridos mais de 15 dias de sua prisão, em razão da ineficiência da nossa polícia técnica, a qual, infelizmente se encontra sucateada, não foi trazido ao processo o laudo dos artefatos apreendidos em poder do réu".

A juíza diz ainda que o universitário tem residência fixa e não tem antecedentes criminais. "A manutenção da custódia cautelar se mostra desproporcional. Desta forma, acolho os fundamentos da defesa e revogo a prisão preventiva de Wallace Vieira Santos".

Wallace está preso em Bangu 9, no Complexo de Gericinó, e deverá ser solto amanhã (24) porque a Justiça tem de cumprir trâmites burocráticos e um oficial de Justiça tem de levar o documento com pedido de relaxamento da prisão até o presídio.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil