Izabella Teixeira está entre os vencedores do Prêmio Campeões da Terra da ONU

12/09/2013 - 14h30

Ana Cristina Campos
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, é uma das vencedoras do Prêmio Campeões da Terra 2013, da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela venceu a mais importante premiação ambiental do sistema ONU na categoria Liderança Política. A ministra receberá o prêmio em Nova York, nos Estados Unidos, no dia 18 de setembro, com mais cinco vencedores.

O anúncio da premiação foi feito na manhã desta quinta-feira (12) na Casa da ONU, em Brasília. Segundo o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, o prêmio é um reconhecimento do compromisso da ministra com o meio ambiente e com a redução do desmatamento e pela contribuição nos painéis globais de alto nível sobre sustentabilidade global, entre 2010 e 2012, promovidos pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. “A ministra fez contribuições muito valiosas na construção de uma agenda global para o meio ambiente. Ela representa um país que tem atingido grande sucesso no desenvolvimento sustentável nos últimos anos”, disse Chediek.

Izabella disse estar surpresa e honrada com a premiação global. No discurso, ela fez uma homenagem aos analistas ambientais. “Este prêmio é um reconhecimento a uma carreira de 30 anos como analista ambiental e a toda uma geração de analistas ambientais que também está fazendo a diferença. A área ambiental tem temas muito complexos de negociação. Ninguém discorda que é preciso ter um planeta mais limpo, sem poluição e sem desmatamento ilegal, mas na hora de construir as soluções para resolver os problemas é um processo muito complexo.”

A ministra também lembrou o apoio da diplomacia brasileira nas negociações internacionais do clima. “É importante apostar nas instituições brasileiras, não só as ambientais, mas nas que são parceiras na negociação, e o Itamaraty tem um papel especial nesse sentido. É essencial ouvir e formular teses que possam permitir a inclusão de todos e não teses que polarizem a negociação. Esse é o espírito da ONU e do multilateralismo.” 

Para Izabella, o Brasil sempre teve um protagonismo na área ambiental e as políticas públicas requerem muito diálogo com vários setores da sociedade. “O debate do Código Florestal é muito ilustrativo disso. Não é só a solução para proteger as florestas. É uma visão que trabalha os agricultores e a discussão do clima na agricultura. Este é um prêmio que determina ao Brasil a necessidade de ser mais ambicioso, que a gente faça mais na área ambiental.”

O Campeões da Terra é promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) desde 2005 e já teve como contemplados a ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore e o ex-líder soviético Mikhail Gorbatchev.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil