Criação de cotas é tentativa de combater desigualdade e egoísmo, diz ministro do Trabalho

30/07/2013 - 17h22

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O ministro do Trabalho, Manoel Dias, defendeu hoje (30) que o conservadorismo e o comportamento egoísta são obstáculos à igualdade de classes no país. “Nós somos um país que durante muito tempo foi egoísta, uma elite que só pensou em si e que esqueceu que somos todos iguais. Para recuperar o tempo, temos que criar cotas”, explicou, após participar da cerimônia comemorativa aos 22 anos da Lei de Cotas, de inserção dos portadores de deficiência física no mercado de trabalho.

Na avaliação do ministro, é fundamental que haja mudanças como a que foi estimulada pelo papa Francisco, durante a sua recente visita ao país, ao exaltar a necessidade de maior humildade e solidariedade entre os brasileiros.

Ao discursar, na Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), o ministro comparou o clamor dos representantes dos deficientes, que se queixaram da lentidão no processo de inclusão, às manifestações nas ruas. Para ele, o exercício da democracia pode construir “o país dos sonhos”.

De acordo com Manoel Dias, a presidenta Dilma Rousseff recomendou à sua equipe de governo ouvir o povo nas ruas e cumprir a missão de entregar obras dentro dos prazos previstos. No seu ministério, explicou, a questão é atender à demanda dos trabalhadores.

O ministro informou que nos dois eventos externos que participou, tanto na 102ª Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), quanto na reunião do G-20 (grupo dos países emergentes), os temas recorrentes eram a defesa de um trabalho decente. “A nação só será um país igual, justo e democrático no dia em que praticar o trabalho decente, e não ser apenas um discurso de categorias, do ministério, mas, sim, ser um discurso de Estado”.

Com base em dados do Relatório Anual de Informações Sociais (Rais), a Fiesp informou ter ocorrido um gradativo aumento de vagas aos portadores com deficiência no estado de São Paulo, onde se concentram um terço das ofertas registradas no país. Em todo o Brasil somaram, em 2010, 306.013 vagas e, em 2011, 325.291.

Em São Paulo, ingressaram 96.252 pessoas em 2009; 100.305 em 2010 e 110.605 em 2011. Deste total, 38% ou 42.063, foram postos gerados na indústria e na construção civil, representando 38% do total.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil