Chefe da Política Externa da União Europeia encontra-se com presidente deposto

30/07/2013 - 11h13

Da Agência Lusa

Cairo – A chefe da Política Externa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, afirmou hoje (30), no Cairo, capital do Egito, que o presidente deposto Mohamed Mursi, mantido em lugar secreto pelo Exército desde o último dia 3, “está bem” e “tem acesso a informação”.

“Mursi está bem e tem acesso a informação por meio da mídia”, declarou ela, em entrevista depois de reunião de duas horas com o ex-chefe de Estado islamita no local onde se encontra detido.

Catherine Ashton recusou-se a dar detalhes sobre a localização de Mursi, que não é visto em público desde que foi destituído e oficialmente não recebeu qualquer visita. A família lamentou, recentemente, não poder visitar o ex-presidente.

Em visita anterior à capital egípcia, em 17 de julho, a chefe da Política Externa da UE pediu a libertação de Mursi e lamentou não ter podido reunir-se com o ex-chefe de Estado.

Desde que chegou ao país, na noite de domingo, Catherine Ashton manteve encontros com as novas autoridades egípcias e membros de grupos islamitas próximos a Mursi. Os aliados de Mursi disseram, em comunicado, ter prevenido Catherine de que “o povo egípcio não sairá das ruas e das praças até o regresso à legitimidade constitucional”.

Desde que foi destituído a 3 de julho, os simpatizantes de Mursi, membro da Irmandade Muçulmana, organizam regularmente manifestações, marcadas pela violência, em várias praças do Cairo.

A crise política no Egito agravou-se recentemente com a morte de 72 civis e um policial em confrontos entre apoiadores de Mursi e as forças de segurança, no sábado, no Cairo.

Edição: José Romildo 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil