Após rebelião, detentos da Penitenciária de Itirapina são transferidos

15/07/2013 - 18h54

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Após a rebelião que durou mais de 20 horas na Penitenciária de Itirapina, no interior paulista, parte dos detentos foi transferida da unidade. A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo não divulgou, por motivos de segurança, a quantidade nem o destino dos presos transferidos. O presídio, que deveria abrigar 210 pessoas, está com a lotação acima da capacidade, com mais de 600 presos.

A secretaria informou ainda que abriu investigação na Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário para apurar os fatos relativos ao motim, que resultou na morte de dois presos. Segundo a secretaria, Flávio Roberto da Silva, 32 anos (condenado a 16 anos por furto e outros crimes), e Washington de Souza, 39 anos (condenado a 20 anos por roubo) foram mortos com estiletes durante o tumulto. Durante a rebelião, 68 parentes dos detentos – sendo 51 mulheres, sete homens e dez adolescentes e crianças – foram mantidos como réfens.

Com o fim da rebelião, por volta das 8h30 de hoje (15), a Tropa de Choque da Polícia Militar entrou na penitenciária para fazer a contagem dos presos. De acordo com a secretaria, não houve danos às instalações do presídio.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil