Estivadores que ocupavam navio deixam o local pacificamente

12/07/2013 - 12h06

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os dez trabalhadores que ainda ocupavam uma embarcação no terminal da Empresa Brasileira de Terminais Portuários (Embraport) saíram do navio tranquilamente por volta das 9h de hoje (12), depois de conversar com dois agentes da Polícia Federal que foram chamados ao local para negociar a saída. Os trabalhadores fazem parte de um grupo 250 estivadores que ocupou o terminal na tarde de ontem (11) para protestar contra a forma de contratação adotada pela empresa.

De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o navio seguirá agora para um terminal do Porto de Santos, onde deve ter suas operações finalizadas.

O Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão reivindica que a companhia volte a contratar os trabalhadores por produção e não com vínculo empregatício. Segundo o sindicato, trabalhando de forma avulsa os estivadores conseguem rendimentos maiores.

A Embraport, que pertence ao Grupo Odebrecht, informou, por meio de nota, que a contratação de mão de obra pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) cumpre o que determina a nova Lei dos Portos. "É o regime que dá mais segurança e garantias ao trabalhador".

A adesão dos estivadores ao Dia Nacional de Luta, convocado pelas centrais sindicais e movimentos sociais, causou a paralisação das operações de dez navios no Porto de Santos.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil