Dilma lança hoje Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014

06/06/2013 - 6h44

Da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, lançam hoje (6) o Plano Safra da Agricultura Familiar 2013/2014. O anúncio será às 11h,  no Palácio do Planalto, e marca o décimo ano de ações específicas voltadas para o setor.

Em vigor pelos próximos 12 meses a partir de julho, o plano abrange as medidas do governo para os programas voltados aos pequenos produtores rurais, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Garantia-Safra, que fornece seguro rural aos pequenos produtores, as compras institucionais da produção e os serviços de assistência técnica e extensão rural.

Durante o lançamento, haverá uma solenidade em comemoração à meta atingida de 1 milhão de mulheres atendidas pelo Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR), que fornece documentos às pequenas agricultoras. Criado em 2004, o programa promoveu quase 5 mil mutirões em todo o país.

Participarão do lançamento ministros, deputados, senadores, representantes da agricultura familiar e assentados da reforma agrária. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), nos dez anos do Plano Safra da Agricultura Familiar, a renda do setor cresceu 52%, permitindo que mais de 3,7 milhões de famílias ascendessem à classe média.

Segundo o MDA, a agricultura familiar permite o sustento de 4,3 milhões de unidades produtivas. Esse número representa 84% dos estabelecimentos rurais do país, 74% da mão de obra empregada no campo e 33% do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil